O Parágrafo
Introdução – página 2
Embasamento teórico – página 2 e 3
Aplicação da teoria – página 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11
Conclusão – página 12
Bibliografia – página 12
Introdução
O objetivo do trabalho é explicar, conceituar e exemplificar os tipos de parágrafos. Por isso neste trabalho encontram-se as definições do conceito, das qualidades do parágrafo, da estrutura do parágrafo, do tópico frasal, do desenvolvimento e da conclusão. A exemplificação se dá na aplicação da teoria, com quatro textos de assuntos diferentes, com um parágrafo de exemplo de cada texto, com a introdução, tópico frasal, desenvolvimento, conclusão e o tipo de parágrafo destacados. Por último encontra-se a conclusão e a bibliografia.
Embasamento teórico
Conceito
O parágrafo é a unidade de composição de um texto que apresenta uma ideia básica á qual se agregam ideias secundárias relacionadas pelo sentido. Um parágrafo pode conter apenas uma frase ou estender-se por uma página inteira.
Parágrafo de descrição – Corresponde a cada aspecto do objeto descrito.
Parágrafo de narração – Reflete cada fato da sequência narrada.
Parágrafo de dissertação – Corresponde a cada argumento ou raciocínio.
Qualidades do parágrafo
O tema de um texto deve ser o mesmo, portanto, quando se inicia um novo parágrafo, não se muda de assunto. Os argumentos é que se vão modificando em função se explicar, para tornar o texto mais claro. Entre as qualidades do parágrafo destacam-se:
Unidade – Apenas uma ideia principal pode surgir do parágrafo, as ideias secundárias devem girar em torno da principal.
Coerência – A organização do parágrafo se faz de forma que fique evidente o que é principal, deve haver subordinação entre as ideias secundárias e a principal.
Concisão – Não se deve estender muito as exemplificações e os desdobramentos de ideia principal. Não deve ser alcançada em detrimento de clareza.
Clareza – Em grande parte depende da escolha das palavras, para que o parágrafo se torne