estetica
Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam, aparecendo bolhas cheias de pus, que são as espinhas. Quando se coça ou espreme uma espinha, ocorre o agravamento da infecção, que podem deixar cicatrizes ou manchas.
Em pessoas de mais idade, a acne pode ser provocada ou agravada por fatores como estresse, período menstrual, uso de medicamentos ou alimentação inadequada (com muita gordura e açúcar).
Tipos de acne
Existem vários graus de acne, que vão desde as lesões pequenas até lesões tão evidentes que atrapalham a qualidade de vida. As acnes podem ser classificadas em cinco graus diferentes, de acordo com sua gravidade.
Acne Comedônica ou Acne Vulgaris (Grau I)
A Acne Vulgaris caracteriza-se pela presença de comedões ou cravos, podendo aparecer algumas pápulas e raras pústulas. Há três tipos conhecidos de comedões: o microcomedão, o comedão fechado (cravo branco, de lesão esbranquiçada ou da cor da pele, com forma esférica, e o comedão aberto (cravo preto), que pode sofrer inflamação.Acne Pápulo-Pustulosa (Grau II)
Nesse caso, há presença de comedões, pápulas eritematosas (avermelhadas) e pústulas. As lesões podem ser numerosas, com intensa inflamação.
Acne Nódulo-Cística (Grau III)
Na Acne Nódulo-Cística, existem também os comedões, as pápulas e as pústulas, mas acrescentam-se os nódulos furunculoides, conhecidos por cistos, formados pela reação inflamatória que atinge a profundidade do folículo até o pelo, podendo surgir pus.
Acne Conglobata (Grau IV)
Na Acne Conglobata, há presença de nódulos purulentos em grande número, formando abscessos e fístulas. Normalmente, nesse grau, a acne atinge face, pescoço, peito, costas, e pode chegar à região