Trabalho Dom Casmurro - Machado de Assis
O objetivo do trabalho é fazer com que compreendemos como a leitura pode ser, inicialmente, sem relevância para o estudante, mas depois vemos que a leitura possui uma grande importância para a abertura de portas para vários conhecimentos.
No trabalho a seguir irei falar sobre uma obra de Machado de Assis chamada Dom Casmurro. Esse autor é conhecido pelos seus livros marcarem muito a geração Realista, caracterizada por abordar temas mais realistas, como adultério, amor por interesse e a mulher não idealizada.
Biografia do Autor
Machado de Assis (1839-1908) nasceu em uma chácara no morro do Livramento no Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 1839. Filho de José Francisco Machado de Assis, um mulato, pintor de paredes. Sua mãe Leopoldina Machado de Assis era lavadeira, de origem portuguesa da Ilha dos Açores. Perdeu a mãe ainda pequeno e o pai casa-se pela segunda vez. Para ajudar nas despesas da casa trabalhou vendendo doces. Frequentou por pouco tempo uma escola pública.
Logo cedo mostrou seus pendores intelectuais, aprendeu francês com uma amiga. Em 1851 morreu seu pai. Em 1855 frequentava a tipografia e livraria de Francisco de Paula Brito, onde se publicava a revista Marmota Fluminense, em cujo saiu seu poema "Ela".
Em 1867 iniciou sua carreira de funcionário público. Por indicação do jornalista e político Quintino Bocaiuva, tornou-se redator do Diário Oficial, onde logo foi promovido a assistente de diretor. Em 1869 casa-se com Carolina Augusta Xavier de Novais, que o estimulou na carreira literária. Em 1872 publicou seu primeiro romance "Ressurreição".
Em outubro de 1904 morreu sua companheira de 35 anos, Carolina Augusta Xavier Novais, que além de revisora de suas obras era também sua enfermeira, pois Machado de Assis tinha a saúde abalada pela epilepsia. Após sua morte o romancista raramente saía de casa. Em sua homenagem dedicou o poema "A Carolina".
Joaquim Maria Machado de Assis morreu no Rio de Janeiro, no dia 29 de setembro