Estetica
Como adjetivo serve para analisar a qualidade de alguma coisa.
Como substantivo serve para analisar o estilo de alguma coisa.
Como Filosofia, aparece ligada à noção de beleza e por causa disso a ARTEvai ocupar um lugar privilegiado na reflexão estética.
20.2.1 – Etimologia da palavra:
Estética vem do grego “AISTHESES” (faculdade de sentir, compreensão pelos sentidos, percepção totalizante).
Enquanto disciplina filosófica, a estética também está voltada para as teorias da criação e percepção artísticas.
20.2.2 – O belo e o feio: uma questão do gosto?
O que é beleza? Será possível defini-la objetivamente ou será uma noção eminentemente subjetiva?
De Platão ao Classicismo, os filósofos tentaram fundamentar a objetividade da arte e da beleza. Para Platão, a beleza é a única idéia que resplandece no mundo. Somos obrigados a admitir a existência do “belo em si” independente das obras individuais que, na medida do possível, devem se aproximar desseideal universal.
O Classicismo deduz regras para o fazer artístico a partir desse belo ideal,fundando a estética normativa. É o objeto que passa a ter qualidades que o tornam mais ou menos agradável, independente do sujeito que as percebe.
David Hume, e a polêmica posição dos filósofos empiristas relativizou a beleza ao gosto de cada um. Neste caso, tudo o que depende do gosto e daopinião pessoal não pode ser discutido racionalmente. O belo não está no objeto, mas nas condições de recepção do sujeito.
Kant tentou superar essa dualidade OBJETIVIDADE X SUBJETIVIDADE, afirmando que o belo é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente. O objeto belo é uma ocasião de prazer, cujacausa reside no sujeito. Logo, o princípio do juízo estético é o sentimento do sujeito e não o conceito do objeto.
A possibilidade de universalização desse juízo subjetivo