Arquitetura e significado
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Introdução ao Projeto Arquitetônico
Professora: Sandra Malvese
Aluno: Pedro Henrique Gomes de Araújo, 1º B
STROETER, João Rodolfo. Arquitetura e Teorias. São Paulo: Nobel, 1986.
ARQUITETURA E SIGNIFICADO
“A arquitetura comunica, a quem a observa, para que serve.” A obra deve ser autoexplicativa, em que sua estrutura e estética justifique de imediato seu uso, expondo as ideias do criador, diretas ou subjetivas. Instala-se a personalidade do autor na obra, cuja definição do uso do objeto arquitetônico depende do mesmo. (p. 93)
“Mas a arquitetura retrata também um estilo que é a concretização de um temperamento, um Zeitgeist [...]” O resultado da obra é um reflexo direto de uma “persona” incorporada pelo autor em uma determinada época, das formas, cores e técnicas utilizadas, que registrarão tal período histórico. A obra trará consigo associações emotivas, opinativas e de lembranças, imposta em cada detalhe, mostrando ao observador as ideias do autor e funções do objeto arquitetônico, mas permitindo-lhe, também, atribuir seu próprio significado, independentemente do contexto nela exposto. (p. 95)
“Todo processo significativo apoia-se em relações [...]” Existe a necessidade de estabelecer uma conexão entre o autor, sua obra, época, cultura e o observador atual, para a compreensão de seu significado. (p. 97)
“[...] um significado se cria relacionando-se uma figura, o primeiro plano, com o fundo no qual a figura aparece.” A arquitetura é uma linguagem, uma forma de expressão. Sozinha, não há sentido algum, mas com conhecimento suficiente a respeito de todas as características que envolvem a obra, cria-se um acesso para a compreensão do primeiro plano e seu fundo, sem distorções. (p. 98)
“[...] considerando-os mais como obras de arte do que como objetos utilitários.” No decorrer da história, a análise do objeto arquitetônico foi feita principalmente pela sua estética,