segurança do Trabalho
Todos os dias somos responsáveis pela melhoria continua de nossa qualidade de vida no trabalho.Para que o ambiente de trabalho se torne agradável e seguro,é necessário adotarmos ações que permitam a antecipação aos riscos das nossas tarefas.
A antecipação aos riscos,não é complexa, basta enxergamos uma melhor forma de fazer nosso trabalho,identificando aqueles que fatores que podem contribuir para um incidente,uma lesão ou uma contaminação ambiental .
Todo trabalhador ou subcontratado deve comunicar ao seu chefe as condições inseguras identificadas no seu local de trabalho.Quando qualquer anormalidade que for identificada, a mesma deve ser comunicada imediatamente ao superior imediato ou ao pessoal da segurança,para que os mesmos possam solucionar e ou minimizar o problema.
Armazenados os materiais de uso rotineiro da equipe da manutenção predial, identificamos que por ali, existe um local propicio ao acontecimento de um sinistro, onde encontramos matérias combustíveis como: solventes, madeiras papelão e tintas favorecendo a uma reação química que poderá desencadear um princípio de incêndio, além dessa condição o local não esta identificado e nem sinalizado quanto aos riscos e materiais ali armazenados.
A atividade de amarração de carga na carroceria de caminhões igual ao da foto acima expõe o colaborador ao risco de queda carroceria, devido à inexistência de sistema de prevenção de queda. Ao sermos solicitado pelo o supervisor de manutenção predial, Raimundo Jacinto, para avaliação de uma atividade em altura, nos deparamos com a seguinte condição conforme registro fotográfico: (acesso) O andaime apesar de está amarrado as amarras não será suficiente para evitar que o mesmo venha a pique caso desestabilize mais do que já esta isso sem contar