madame bovary
Na Idade Moderna, a História passou por grandes movimentos Intelectuais, Econômicos, Políticos e Sociais, e um desses movimentos foi o Iluminismo. O iluminismo teve origem no final do século XVII, na Inglaterra com John Locke no contexto da Revolução Gloriosa de 1688, justificando-a pela razão. Locke é considerado o pai do iluminismo.
O Iluminismo é uma filosofia de origem burguesa, de caráter revolucionário e racionalista que busca esclarecer os fatos por meio do saber. A razão é a luz que conduz o homem à verdade do conhecimento. Caracteriza-se pela materialização dos fenômenos e pelo Empirismo, onde a observação permite a elaboração de uma teoria científica.
As principais Concepções ou Características do Iluminismo são o Racionalismo em que a ênfase se dá na razão esclarecida pelas Luzes do Conhecimento; Naturalismo, a crença na perfeição da natureza; O Liberalismo ou o reconhecimento da liberdade como direito natural do homem. Essa liberdade seria nos níveis econômico, político e intelectual, o que levou os iluministas a condenar o Absolutismo, o Intervencionismo e a intolerância. Porém a liberdade deveria ser limitada pelos valores morais e respeito aos demais.
A Igualdade perante a lei também é uma característica do Iluminismo, a lei não poderia privilegiar alguém com base em seu nascimento ou condição social. Muitos pensadores e filósofos do período eram teístas, acreditavam em um Deus criador, mas eram contra a Igreja (especialmente a Católica), pois esta apoiava o absolutismo e também se colocava acima da razão. Essa oposição com a Igreja Católica era conhecida como Anticlericalismo.
Com o avanço dos ideais iluministas que ganhavam cada vez mais adeptos e para impedir as desordens e as revoluções por parte dos setores descontentes da sociedade, alguns governantes europeus viram-se obrigados a realizar reformas