Estetica
Após a pele ser lesada, ocorre uma ferida no local atingido, assim afetando os tecidos. A cicatrização é o mecanismo pela qual irá restabelecer a integridade e função desses tecidos afetados. As feridas elas são divididas em aguda e crônica, sendo que, a aguda o processo de cicatrização ocorrerá de forma ordenada e rápida e a crônica ocorrerá de forma desordenado, parando na inflamação impedindo assim sua regeneração.
No decorrer do mecanismo da cicatrização, as feridas podem ser classificadas como de 1°, 2° e 3° intenção. Sendo assim o fechamento primário ou por 1° intenção, ocorrerá nas feridas fechadas, com ausência de inflamação e com rápida reepitalização e mínima formação de tecido de granulação. O fechamento secundário ou por 2° intenção, as feridas são deixadas abertas para serem preenchidas de tecido de granulação que produzirá pus para a eliminação das bactérias. Logo após, o tecido de granulação irá se contrair e produzir a cicatriz. O fechamento terciário ou de 3° intenção as feridas são deixadas abertas por apresentarem grande contaminação. A ferida será manejada por desbridamentos repetidos e antibioticoterapia e após alguns dias, é feito sutura, enxertos cutâneos ou retalhos.
O processo de cicatrização das feridas é dividido em três fases:
Fase 1 – Inflamatória ou Exsudativa ou hemostática.
Fase 2 – Regenerativa ou Proliferativa.
Fase 3 - Maturação ou Reparação.
FASE INFLAMATÓRIA/EXSUDATIVA
Ocorrerá o cessamento da perda de sangue do vaso danificado (hemostasia) e resposta inflamatória aguda. Ambos com o objetivo de limitar a extensão da lesão tecidual através do controle das lesões à microvascularização, combater a contaminação bacteriana e controlar o acumulo de debris celulares (sobras de tecido danificado). Caracteriza-se Essa fase ocorre do 1 a 4 dia.
FASE REGENERATIVA/PROLIFERATIVA
Nesta fase ocorre o fechamento da lesão.
Ocorre a proliferação de fibroblastos, dando inicio a