Aula 5
Saúde coletiva foi criada e consolidada na América latina destacadamente por brasileiras e tem como foco a disciplina e campo de intervenção.Traz diferenças marcantes da saúde pública, pois tem como objeto o limite entre o biológico e o social dentro do conteúdo da produção social das doenças e a organização dos serviços da saúde, visa o plano coletivo.
Nota-se logo inicialmente que nem na área da saúde ou outra área isoladamente conseguem dar conta da complexidade das violências contra crianças e adolescentes, a prevenção é necessária e nem sempre é explícita, somente quando se trata de ações educativas, pois a violência é aprendida e desaprendida.E compreender e prevenir vão se tornando o grande desafio do século.
A violência chega a superar outras formas de mortes violentas e todas as doenças entre homens de 15 a 39 anos, é importante ressaltar que também há outras formas difíceis de serem percebidas e evitadas e por se tratar de ações exclusivamente humana, temos como forma a coerção. O que caracteriza não é a força em si e sim o uso da força para alterar ou quebrar uma resistência.
Em termos simbólicos pode-se caracterizar a violência através de uma pessoa ou grupo, como por exemplo, um modo agressivo. A própria escola que é destinada a promover reações contra as desigualdades sociais pode –se manifestar também em algumas circunstâncias, através de comentários, mímicas desagradáveis, intolerância e desprezo, podendo expressar-se através também de notas, conceitos, como um grande aliado para a percussão de certa violência.Através de um ato aparentemente inocente, pode conter violência.
Pode-se notar atos de violência também na convivência entre pais e filhos, no intuito de fabricar a obediência, atos como castigar, reprimir exerce um forte peso sobre as decisões pessoais. Outro problema esta na desocupação dos jovens e tem haver com a classe social desses