Fisica
Curso de .................................................................
Metodologia Científica e Comunicação e Expressão
Prof. Cristiane Gonçalves Dagostim
Acadêmico(a):................................................................................................................
Atividade para avaliação: Resumo
Referência Básica:
DA SILVEIRA, M. A. A Formação do Engenheiro Inovador: uma visão internacional. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2011.
O capítulo IV do livro A Formação do Engenheiro Inovador: uma visão internacional, de Marcos Azevedo da Silveira, inicia a discussão da temática Educação para a Inovação por meio de um breve panorama a respeito da Segunda e da Terceira Revoluções Industriais. O autor explica que a partir do século XIX, a indústria passou a ter novas características: a administração recebeu caráter científico e houve o aumento das linhas de montagem. Por conta dessas mudanças e, principalmente, devido à evolução dos computadores, a década de 70 cria o parodoxo global, uma vez que o indivíduo consumidor se torna o centro do processo produtivo. Com a relação venda e consumo o empreendedor transforma oportunidades em realidades econômicas, gera-se assim a globalização e a disseminação do conhecimento. Devido a tais mudanças no sistema social, Da Silveira ressalta a necessidade da revisão do pensamento estratégico e, para justificar, explica como os Estados Unidos se tornaram uma grande potência. Ainda para o autor, hoje as ações do engenheiro devem se adaptar a um novo ambiente, este relacionado à academia e à indústria; e pelo fato de os processos produtivos definirem a função do engenheiro, não basta apenas o conhecimento técnico. Corroborando Georges Lespinard, Da Silveira demonstra a importância do perfil do engenheiro atual estar relacionado à esfera social e humano-social, além de o profissional ter conhecimento técnico, científico e gerencial.