Esteriótipos
2º Ano – Educação Social
1º Semestre
2012/2013
“Preconceitos e Estereótipos: Desigualdades de Gênero”
Unidade Curricular: Psicologia Social
Índice
1. Objetivos 3 2. Introdução 4 3. O que são grupos e intergrupos 5 3.1- Estrutura de um grupo 5 3.2- Relações intergrupos 6 4. O que são Preconceitos e Esteriótipos – Desigualdade de géneros Erro! Marcador não definido.9 4.1- Formação de Preconceitos 9 4.1.1- A natureza dos preonceitos 9
4.1.2- A hipótese da personalidade autoritária 11 5. O que é Discriminação 13
6. Desigualdade de géneros 14
7. Apoio Social 15 7.1- Papel de Educador Social 15 8. Reflexão crítica 17 Referências Bibliograficas 18
1.Objetivos
* O que são grupos e intergrupos;
* Identificar as relações entre grupos e intergrupos;
* O que é a Desigualdades de género?;
* O que são Preconceitos e Discriminação?;
* O papel do Educador Social neste tipo de situações.
Introdução
No âmbito da Unidade Curricular de Psicologia Social, foi proposto, como modo de avaliação, um trabalho escrito sobre uma temática relacionada com os pontos apresentados no programa. Assim, depois de muita discussão, chegou-se a um acordo e escolheu-se como tema “Preconceitos e Estereótipos: Desigualdades de género”.
Escolhemos este tema pois era de interesse mútuo e atual, como futuras Educadoras Sociais, pretendemos combater os preconceitos, estereótipos e desigualdades existentes na nossa sociedade.
Uma vez que o Educador Social trabalha com as pessoas e não para elas, garante que estas serão inseridas nos seus objetivos e atividades, para assim relacionar-se e integrar-se na sociedade.
Os preconceitos e a discriminação são algo alarmantes nos dias que correm, pois pode causar graves traumas psicológicos e é algo que os Educadores Sociais devem prestar especial atenção, pois origina conflitos entre diversos grupos.
3. O que são grupos e