Esterilização de equipamentos, meio de cultura e ar em bioprocessos
-Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial -
Esterilização de Equipamentos, Meio de Cultura e
Ar em Bioprocessos
Alunas: Turma:
Introdução:
Nesta pratica teve como importância a esterilização e antisséptico. A esterilização é o processo de inativação de toda a flora microbiana que possa estar presente em determinado material ou ambiente, portanto é o método indicado para uso em itens que de forma alguma podem ser usados quando houver qualquer tipo de contaminação, gaze,instrumentos, equipamentos e meios.
Utilizamos o calor úmido (autoclave) para esterilizar nossos materiais. O calor úmido pode ser utilizado para destruir microrganismos presentes em materiais através do vapor d'água. O aparelho destinado a este fim é a Autoclave.
Anti-sepsia é o conjunto de medidas propostas para inibir o crescimento de microorganismos ou removê-los de um determinado ambiente, podendo ou não destruí-los e para tal fim utilizamos anticépticos ou desinfetantes.
MATERIAIS E MÉTODOS
Procedimentos Vidrarias: a) Lavar as placas de petri e pipetas com escova, bucha e detergente. b) Enxaguar sob água corrente c) Escorrer o excesso de água e colocar numa bandeja d) Secar as placas de Petri na estufa (previamente aquecida) a uma temperatura de 70º C durante 20minutos. e) Embrulhar as placas em papel pardo e amarrar com barbante f) Colocar os pacotes com as placas na autoclave numa temperatura de 120ºC, em 1,5 ATM, durante 20 minutos. g) Esperar esfriar e retirar os pacotes do auto clave.
Preparo de água peptonada a)Pesar 1,0g de peptona bacteriológica por litro a ser preparado. b)Diluir em água destilada. c)Ajustar o pH para 7,0+- 0,2 d)Colocar 9,0 mL de água peptonada por tubo de ensaio. e)Tampar os tudos, sem rosquear firmemente f)Autoclavar autoclave por 20 minutos g)Fechar bem os tubos após autoclavar.Evitar que os tubos