ESTERIFICAÇÃO DE FISCHER: SÍNTESE DO ACETATO DE ISOAMILA
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
ESTERIFICAÇÃO DE FISCHER: SÍNTESE DO ACETATO DE ISOAMILA
Disciplina: Química Orgânica
Alunos: Alessandra
Guilherme
MEDIANEIRA – PR
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Dentre os compostos encontrados na natureza, os que estão entre os mais comuns são os ésteres. Estes compostos estão associados ao odor agradável exalado por flores e frutos. Um exemplo disso é quando tomamos um sorvete de abacaxi, pois na maioria das vezes no seu preparo utiliza-se uma essência sintética que dá o gosto de abacaxi.
Os ésteres também podem ser encontrados na gordura animal e nos óleos vegetais (os triglicerídeos). O processo de esterificação é reversível, obtendo como produto principal um éster específico. Existem vários métodos que podem ser utilizados para sintetizar ésteres, um deles é a esterificação de Fischer (1895, na qual, quando em aquecimento um ácido carboxílico reage com um álcool (produzindo éster e água)). Quando esta reação é feita em temperatura ambiente, pode ser acelerada por um catalisador, como por exemplo, o ácido sulfúrico. A reação descrita acima pode ser observada na figura 1 (LEITE& BRAGA, 2008).
Figura 1: Reação de Esterificação. (Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/esterificacao-e-transesterificacao-conheca-as-caracteristicas-dessas-reacoes.htm>)
Segundo (SOARES, 2009) o uso de uma ou mais substâncias químicas em alimentos (e medicamentos) para realçar ou modificar seu gosto é de importância milenar na história da humanidade. Possivelmente, os homens das cavernas perceberam diferenças ao cozinhar a carne sobre diferentes tipos de madeira. Atualmente, a madeira da macieira é a preferida para produzir o flavor de churrasco.
De acordo com (SOUZA, 2008) os ésteres são usados na fabricação de xaropes, doces, pastilhas, refrescos, etc. Os ésteres ocorrem naturalmente na natureza na forma de essências de frutas, nos óleos e