Relatorio de oeganica

598 palavras 3 páginas
DEPARTAMENTO DE QUÍMICAS E EXATAS – DQE
COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
DOCENTE: GLÓRIA DEL CARMEN M. SALAZAR

PREPARAÇÃO DE UM AROMATIZANTE ARTIFICIAL: ACETATO DE ISOAMILA
Jakeline de Matos Castro

Jequié-Ba
Março/2012
OBJETIVO
Este experimento teve como objetivo a obtenção do acetato de isobutila (acetato de 3-metilbutila) puro, a partir do álcool isoamílico.
INTRODUÇÃO
Os ésteres se encaixam na classe dos derivados de ácidos carboxílicos, como tais são facilmente obtidos a partir de uma reação de condensação entre um ácido carboxílico e um álcool, tal reação é conhecida como esterificação.
“As esterificações catalisadas por ácidos são chamadas de esterificações de Fischer. Elas ocorrem muito lentamente na ausência de ácidos fortes, mas atingem o equilíbrio em questão de poucas horas quando um ácido e um álcool são refluxados com uma pequena quantidade de ácido sulfúrico ou clorídrico concentrados. Uma vez que a posição de equilíbrio controla a quantidade do éster formado, a utilização de um excesso de ácido carboxílico ou de álcool aumenta o rendimento baseado no reagente limitante”.[1]

METODOLOGIA EXPERIMENTAL
A um balão de fundo redondo foram adicionados ácido acético glacial (17 mL, 0,298 mol), álcool isoamilico (15 mL, 0,136 mol) e 1,0 mL de ácido sulfúrico concentrado. A mistura foi refluxada por uma hora.
Ao termino do refluxo, lavou-se a mistura em um funil de separação, primeiramente com água (1 x 50 mL) e em seguida solução saturada de bicarbonato sódio (2 x 20 mL).
O éster foi seco com sulfato de sódio anidro e filtrado por gravidade, para retirar o sulfato de sódio. O éster foi purificado por destilação e as frações recolhidas entre 136°C e 143°C.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao se misturar ácido acético, álcool isoamílico e ácido sulfúrico, sobre refluxo, ocorre a reação de esterificação, figura 1. O ácido sulfúrico protona o oxigênio da ligação dupla carbono – oxigênio, tornando o carbono carboxílico mais eletrofílico,

Relacionados

  • P-nitroanilina
    4661 palavras | 19 páginas