Organização do espaço em sala de aula e suas implicações na aprendizagem cooperativa.
Aluna(s):
1
Introdução
Este é um trabalho de reflexão sobre o tema: A organização do espaço em sala de aula e suas implicações na aprendizagem cooperativa. A organização a partir de três figuras, o que elas trazem de relevante na aprendizagem do aluno, na concepção do ensino e as estratégias a partir da disposição do espaço em sala de aula.
Tudo isso aplicado juntamente com o processo de ensinoaprendizagem.
Aprendizagem Cooperativa: Slavin foi um dos fundadores da aprendizagem cooperativa e “acredita que a perspectiva de grupo da aprendizagem cooperativa pode alterar as normas da cultura dos jovens e tornar mais aceitável a excelência em tarefas de aprendizagem acadêmica” (ARENDS, 2008, P. 345).
O assunto da disposição do espaço em sala de aula tem sido muito abordado e discutido e até praticado nas escolas.
Muitos pensadores afirmam que a importância desta mudança nas nossas escolas trará muitos benefícios aos alunos e professores.
Devemos tornar o ambiente mais adequado à aprendizagem, porque a organização do espaço em sala de aula pode favorecer ou dificultar o aprendizado.
2
Fig. 1
Na figura 1 Reflete o modelo tradicional onde o professor é o centro das atenções e o transmissor do conhecimento.
Entre os alunos não há interação, não há muito espaço para uma discussão assim muitas vezes inibi as idéias e os questionamentos em sala de aula. Também se acredita que há um risco desta aula se tornar monótona. Uma maneira muito difícil de construir o relacionamento entre o professor e os seus alunos porque existe um distanciamento afetivo.
Mas dentro da concepção tradicional que em relação ao espaço físico é uma forma de caberem mais alunos e mais carteiras.
Para o professor desenvolver determinados tipos de aula torna-se muito difícil pela dificuldade de conseguir a participação efetiva de todos os alunos.
Esse método é mais adequado quando os alunos têm que se concentrar no professor, na