Estereótipos
Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. Sua aceitação é ampla e culturalmente difundida no ocidente, sendo um grande motivador de preconceito e discriminação.
É um conceito infundado sobre um determinado grupo social, atribuindo a todos os seres desse grupo uma característica, freqüentemente depreciativa; modelo irrefletido, imagem preconcebida e sem fundamento.
“Um estereótipo é uma supergeneralização: não pode ser verdadeira para todos os membros de um grupo”, - J.Gahagan
Estereótipo é um técnico que o ser humano criou para rotular outro ser humano. Há quem diga que o estereótipo é uma prática extremamente ofensiva e preconceituosa, mas essas pessoas não sabem que o estereótipo visa apenas uma maneira mais fácil de conhecer uma pessoa sem precisar falar com ela.
Estereótipo são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou características de outros, e é um termo de origem grega. Estereótipo significa impressão sólida, e pode sobre a aparência, roupas, comportamento, cultura e etc.
Estereótipo são pressupostos sobre determinadas pessoas, muitas vezes eles acontecem sem ter conhecimento sobre grupos sociais ou características de indivíduos, como a aparência, condições financeiro, comportamento, sexualidade e etc., e é bastante confundido com preconceito, uma vez que estereótipo acaba tornando-se rótulos, muitas vezes, pejorativos e causando impacto negativo nos outros.
Estereótipo é geralmente um conceito infundado sobre algo, e é geralmente depreciativa, que as pessoas se baseiam em opiniões alheias e as tornam como verdadeiras. O Estereótipo também faz parte do racismo, xenofobia e intolerância religiosa.
Existem estereótipos positivos também, por exemplo, o Brasil ser conhecido como o país do futebol, isso demonstra uma grande qualidade da seleção e dos jogadores, uma vez que