Estereótipo da beleza feminina
O grupo de trabalho propõe-se a analisar o estereótipo da beleza feminina nas marcas automóveis. Não é qualquer mulher que pode aparecer num anúncio. Nos anúncios de hoje a mulher mostra os seus atributos físicos e corporais que variam consoante a sua cultura, fazendo uso da sua sensualidade. A mulher é usada como objecto pelo facto de chamar a atenção dos consumidores, uma vez que estes admiram e idolatram tal figura. Esta é estereotipada através de conceitos e de formas de olhar já enraizadas da sociedade. Cada vez mais é notória a aparição da beleza feminina em tais anúncios, com a particularidade de esta aparecer de forma arrojada. Tanto em spots televisivos como em publicidade exterior (outdoors) ou mesmo em feiras há a utilização de uma comunicação persuasiva.
Palavras - chave: estereótipo, sensualidade, mulher “objecto”, anúncio
Índice
Introdução
I – Clarificação de conceitos
1. Enquadramento
2. Linguagem e Publicidade
3. Conotação/Denotação
4. Estereótipo
5. Estereótipo feminino
II – Análise 1. Outdoors 2. Spots televisivos 3. Feiras automóveis
III – Conclusão
IV- Referências bibliográficas
V– Anexos em CD
Introdução
A publicidade, com ideia de manter os seus interesses comerciais, utiliza uma comunicação de carácter persuasiva para defender os interesses económicos de uma empresa. Isso acontece quando cria e mostra muitos estereótipos, como por exemplo, o da mulher como objecto sexual, servindo-se da sua imagem para a vender. Os meios publicitários em que mais encontramos estereotipadas as mulheres são o meio televisivo e o exterior (outdoors).
A televisão permite-nos um elevado grau de penetração na sociedade e resultados a curto prazo. Portanto, através dos spots televisivos é possível vender os produtos, neste caso os automóveis, mediante a combinação das imagens, do código linguístico e do aúdio, e não apenas através de texto. Para reforçar os anúncios na televisão, são colocados painéis e outros