ESTEQUIOMETRIA
ARAUJO, Laura Maia1
CORNELIO, Everton Saulo Strambi
FAGUNDES, Anna Laura de Castro
RESUMO:
O foco da aula prática de “Estequiometria“ foi determinar a relação estequiométrica da reação do nitrato de chumbo com o iodeto de potássio. Para isso o experimento utilizou de seis tubos de Nessler numerados com 3,0 mL da solução de nitrato de chumbo na concentração de 0,5 mol.L-1 . Foi adicionado então aos tubos respectivamente os volumes de: 1,5; 3,0; 4,0; 6,0; 9,0; e 12,0 mL da solução de iodeto de potássio na concentração de 0,5 mol.L-1. Feito isso aguardou-se a formação do precipitado de iodeto de chumbo que posteriormente teria a altura medida com o auxilio de uma régua. Foi observado que no tubo de número 4 houve a formação máxima de iodeto de chumbo permitindo dizer que os 3,0 mL de nitrato de chumbo reagiu completamente quando utilizado 6,0 mL de iodeto de potássio. A partir disso a relação estequiométrica foi determinada de 2 mols de iodeto de potássio para 1 mol de nitrato de chumbo. Posteriormente foi construída uma tabela que relaciona as quantidades molares iniciais e finais dos reagentes e produtos utilizados nos seis tubos de Nessler.
PALAVRA CHAVE: Iodeto de potássio; Nitrato de chumbo; estequiométria.
1.INTRODUÇÃO
As equações químicas são usadas para descrever as mudanças que ocorrem durante uma reação química. Embora na maior parte das vezes estas mudanças estejam relacionadas com o consumo de reagentes e o aparecimento de produtos, há varias maneiras de descrever estas mudanças aparentemente simples. (MAHAN, Bruce M; MYERS, Rollie J)
Qualitativamente uma equação química simplesmente descreve quais são os produtos e reagentes de uma reação. Quantitativamente, uma equação química balanceada especifica uma relação numérica das quantidades de reagentes e produtos de uma reação. (RUSSEL)
Nesse contexto quantitativo observa-se a estequiometria -nome derivado da palavra grega STOICHEIN(elemento) e METRON (medida)-. Salienta-se que os