Estequiometria
DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIENCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: QUIMICA ANALITICA
DOCENTE: ROBERTA PEREIRA
DISCENTE: JÉSSICA LUANA ALMEIDA SILVA
MARINA RODRIGUES BEZERRA DIAS
INTRODUÇÃO À QUÍMICA
MOSSORÓ
2013
Que é química?
A Química engloba as substâncias em geral e o estudo das mesmas. Existem as substancias básicas que são denominadas elementos químicos. Os elementos foram definidos no século XVII, por Robert Boyle. Em 1808, John Dalton afirmou que todos os elementos podiam ser divididos em pequenas partículas, os átomos.
Os químicos desenvolveram uma linguagem própria, que é compreendida no mundo inteiro. Ela se baseia em “fórmulas”. Cada elemento é representado por um símbolo formado por uma ou duas letras, tiradas do nome do elemento em latim ou em grego.
Propriedades das substancias Para facilitar o trabalho, os químicos procuram dividir as substancias em grupos. Podem ser divididas em sólidos, líquidos e gasosos, ou em metais e não-metais.
Átomos
Os cientistas acreditam que tudo é feito de partículas. O átomo é a menor partícula que ainda conserva as propriedades de um dado elemento. Com o estudo dos átomos podemos compreender as reações químicas isoladamente. Eles raramente estão isolados, geralmente estão agrupados, denominados cristais. Quando misturamos duas substâncias, suas partículas ficam misturadas. Nem sempre, porém, as partículas se combinam quimicamente. A nova substancia é chamada de mistura e em geral seus componentes podem ser separados facilmente. Quando as moléculas se parte e os átomos se combinam, ocorre uma reação química, resultando na formação de uma nova substancia. Na reação química, em geral, ocorre liberação e absorção de energia, e muitas vezes a energia é em forma de calor. O exame da estrutura atômica pode mostrar como será a reação com outros átomos. Que são divididos na tabela periódica de acordo com o numero de