estenose
A estenose da valva aórtica (ou simplesmente estenose aórtica) é uma patologia do coração definida como uma abertura incompleta da valva aórtica, gerando um gradiente pressórico sistólico entre o ventrículo esquerdo (VE) e a raiz da artéria aorta. Pode ser congênita, ou adquirida, geralmente associada a febre reumática (quando adquirida) ou, ao acúmulo de cálcio na válvula prejudicando o seu funcionamento e abertura.
Pode ser verificado em ECG Sobrecarga Ventricular. Já no Ecodoppler pode-se mensurar os valores do gradiente apresentado, levando em consideração geralmente os valores do gradiente médio.
Pode apresentar Insuficiência Aórtica também, que pode ser Leve, Moderada ou Grave; isso vai depender da área valvar afetada pela Estenose. Do mesmo modo podemos categorizar a EAo em Leve, Moderada e Grave.
A valva aórtica controla a direção do fluxo de sangue a partir do ventrículo esquerdo em direção à artéria aorta. Quando funcionando adequadamente, a valva aórtica não impede o fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a Artéria Aorta, somente o contrário. Em algumas circunstâncias, a valva aórtica se torna mais estreita (estenótica) que o normal, impedindo ou diminuindo o fluxo de sangue.
Sabe-se que as valvas semilunares possuem menor diametro que as átrio-ventrículares, quando há a sístole o coração transforma energia potencial em energia cinética, fazendo a o sangue deixar a cavidade ventricular com alta velocidade. O diâmetro da valva está intimamente ligado a essa velocidade. Somente 1% da energia consumida pelo coração se transforma nessa energia cinética, os outros 99% constituem o trabalho realizado pelo coração para tranferir o sangue do sistema venoso para o artérial, com uma valva de menor diâmetro, aumenta-se a energia cinética o que acaba por diminuir a quantidade de energia disponível para a trabalho de mudança do sistema do sangue.
Um fator importante dessa Cardiopatia, é que seu portador pode viver normalmente sem o