Estenose Aortica
À medida que a válvula aórtica torna-se mais estreita, a pressão aumenta no interior do ventrículo esquerdo do coração. Isso faz com que o ventrículo esquerdo torne-se mais espesso, reduzindo o fluxo sanguíneo, o que pode causar dor no peito. À medida que a pressão aumenta, o sangue pode retornar aos pulmões, ocasionando falta de ar. Formas mais graves de estenose aórtica impedem que uma quantidade suficiente de sangue chegue ao cérebro e ao restante do corpo. Isso pode causar tonturas e desmaios.
A parede muscular do ventrículo esquerdo vai ficando mais espessa à medida que o ventrículo tenta bombear um volume sanguíneo suficiente através da válvula aórtica estenosada (hipertrofia ventricular). O músculo cardíaco (miocárdio) espessado exige um maior suprimento sanguíneo das artérias coronárias. Finalmente, o suprimento sanguíneo torna-se insuficiente, produzindo dor torácica (angina do peito ) aos esforços. Essa irrigação sanguínea insuficiente pode lesar o miocárdio, tornando o desempenho do coração inadequado para as necessidades do organismo (insuficiência cardíaca).Esta irá acarretar fadiga e dificuldade respiratória ao esforço. O indivíduo com EA grave pode desmaiar durante o esforço (síncope), pois a válvula estenosada impede que o ventrículo bombeie sangue suficiente para as artérias dos músculos, os quais dilataram para receber mais sangue rico em oxigênio.
Exames
O médico poderá sentir a vibração ou movimento ao colocar a mão sobre o coração do paciente. Um sopro cardíaco, um clique, ou outro som anormal são quase sempre audíveis através do estetoscópio. Pode haver um pulso fraco ou mudanças na qualidade do pulso no pescoço (isso é chamado de pulso parvus et tardus).
Bebês e crianças com estenose aórtica podem se sentir extremamente cansados e apresentar sudorese, palidez, falta de ar e respiração ofegante. Elas também podem ser menores que outras crianças da mesma idade.
A pressão arterial pode ser