politica
Lidiane Malagone Pimenta
Relações Públicas e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp – Bauru/SP
Introdução
Este trabalho pretende discutir alguns pontos fundamentais das relações entre a mídia, o sistema político e a formação da opinião pública. Para tanto, iniciamos as colocações tratando de aspectos da dinâmica e interação entre sistema político e os cidadãos para os quais o primeiro trabalha, com o propósito de auxiliar a desenhar o cenário dessa discussão.
A partir daí, levamos em conta que os cidadãos se integram à sociedade civil, onde também compõem uma esfera pública. Faz-se necessário, então, tecer comentários sobre o processo de construção da esfera pública política. Anteriormente a ela, nos deparamos com o processo de formação da opinião pública, processo este possível por meio da linguagem, em conversações cotidianas e manifestações particulares. Formada a opinião pública, esta se impõe e compõe a esfera pública.
Para ajudar a alcançar o objetivo desta discussão, discorremos sobre o papel da mídia na formação da opinião e como se coloca diante do mundo privado dos cidadãos. Por outro lado, a mídia também se alimenta do mundo privado para que possa alcançar seus objetivos, atingindo públicos de maneira eficaz.
Além disso, consideramos também como a mídia se comporta diante do sistema político e como o sistema político pode se aproveitar da visibilidade midiática para conseguir se comunicar com seu público-alvo, os cidadãos.
Diante de relações tão complexas, levamos a discussão até o ponto onde se forma a opinião pública, em nosso cotidiano. Até lá, já conheceremos as possibilidades e caminhos percorridos pela a mídia e pelo campo político para que influenciem a formação da opinião pública. Assim, também saberemos como cidadãos podem interferir no sistema político, até mesmo sem ter consciência disso.
2
O sistema político e os