ESTENOSE MITRAL
A válvula mitral separa as câmaras superior e inferior do lado esquerdo do coração. A estenose é uma condição na qual a válvula não abre completamente, restringindo o fluxo sanguíneo. A estenose mitral é um distúrbio no qual a válvula mitral não abre completamente.
Causas
O sangue que flui entre diferentes câmaras do seu coração deve fluir através de uma válvula. A válvula entre as duas câmaras do lado esquerdo do coração é chamada de válvula mitral. Ela abre o suficiente para que o sangue possa fluir da câmara superior do coração (átrios esquerdos) para a câmara inferior (ventrículo esquerdo). Ela então fecha, impedindo que o sangue reflua.
Estenose mitral significa que a válvula não consegue abrir o suficiente. Como consequência, menos sangue flui para o corpo. A câmara superior do coração incha na medida em que acumula pressão. Sangue e fluido podem então acumular no tecido pulmonar (edema pulmonar), dificultando a respiração. Veja também: insuficiência cardíaca.
Em adultos, a estenose mitral ocorre com maior frequência naqueles que tiveram febre reumática (uma doença que pode se desenvolver após infecção da garganta por estreptococo ou escarlatina não tratada ou tratada de maneira deficiente). Os problemas de válvula se desenvolvem em 5 a 10 anos ou mais após o episódio de febre reumática e os sintomas podem não se apresentar por um tempo ainda maior. A febre reumática está se tornando rara nos Estados Unidos devido ao tratamento de infecções por estreptococo, portanto, a estenose mitral também é menos comum.
Apenas raramente outros fatores causam estenose mitral em adultos. Estes incluem:
Depósitos de cálcio que se formam ao redor da válvula mitral
Tratamento por radiação no tórax
Alguns medicamentos
As crianças podem nascer com estenose mitral (congênita) ou outros defeitos de nascimento envolvendo o coração que causam estenose mitral. Muitas vezes, existem outros defeitos cardíacos presentes com estenose mitral.