Estação de tratamento de agua
Relatório
SAAE
Relatório a ser entregue ao professor Samuel Junior, para fins avaliativos da disciplina Saneamento Básico.
Itapetinga – BA 07/2011
Sistema de Captação
O sistema de capitação de água do SAAE para o abastecimento de Itapetinga é classificado como classe I (Rio de água doce). Denominado Rio Catolé, se localiza a 5km da estação de tratamento. Para que o mesmo mantenha um período de derivação constante, mesmo em períodos de baixa pluviosidade, foi realizado um pequeno barramento para elevação no nível das águas deste rio.
Sistema elevatório de água
Um conjunto de 3 moto-bombas capta a água bruta que é aduzida por recalque através de duas linhas de tubulação de ferro fundido e de PVC até a estação de tratamento. O volume de água aduzido é em media de 270L/s, suprindo assim a necessidade da população.
Sistema de Tratamento de água
A água é tratada na estação que é do tipo convencional, se localiza no Bairro Camacã, próximo ao centro da cidade de Itapetinga e foi projetada para uma vazão especifica de 684m3/h. A seqüência a seguir descreve o processo do tratamento. 1-Coagulação: A água bruta entra na E.T.A., e recebe, nos tanques, uma determina quantidade de policloreto de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila e grânulos de matéria orgânica. 2-Floculação: Ocorre em tanques de concreto, do tipo Alabama, com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores. 3-Decantação: Este processo ocorre em outros tanques, onde, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água. Nesta estação existem dois decantadores com capacidade total de 2.489 m³ de água, tipo de entrada através de cortinas de distribuição e saída e saída