Estatítica
Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são pessoas que coletam esses dados.
•A estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para os governos.
• A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um dos aspectos da estatística.
DEFINIÇÃO DE ESTATÍSTICA
A estatística é um conjunto de técnicas que, permite, de forma sistemática, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos, realizados em qualquer área do conhecimento. ÁREAS DA ESTATÍSTICA
1.- Estatística Descritiva
2.- Probabilidade
3.- Inferência estatística
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
A estatística descritiva é a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou está área da estatística.
PROBABILIDADE
A teoria de probabilidades nos permite descrever os fenômenos aleatórios, ou seja, aqueles em que está presente a incerteza.
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
É o estudo de técnicas que possibilitam a extrapolação, a um grande conjunto de dados, das informações e conclusões obtidas a partir da amostra.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RELATÓRIO
PÚBLICO PARTICIPANTE: 43 participantes, sendo 39 professores, 03 Coordenadores Pedagógicos/ e 01 assessor de educação. PERÍODO: 10 a 14/12/2012
CARGA HORÁRIA: 40 hora/aula
METODOLOGIA DA FORMAÇÃO
Sessões de estudo em grupos, discussões em plenária, exposição dialogada de slides, relato de experiências e sugestões de acordo com a vivência e realidade dos participantes
Durante a realização das atividades foram discutidos aspectos relativos às práticas pedagógicas e sugestões para a implementação do Programa Abordado, nas escolas do campo.
AVALIAÇÃO: questionário fechado com quatro eixos seguidos de subeixos: 1 - CONTEÚDO