Estatística
TEXTO 1 – CONCEITOS DE ESTATÍSTICA
Histórico
A Estatística, ramo da matemática aplicada, teve origem na idade antiga, quando vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas individuais e sociais, distribuíam eqüitativamente terras ao povo, cobravam impostos e realizavam inquéritos quantitativos por processos que, hoje, chamaríamos de “estatísticas”.
A partir do século XVI começaram a surgir as primeiras análises sistemáticas de fatos sociais, como batizados, casamentos, funerais, originando as primeiras tábuas e tabelas e os primeiros números relativos.
No século XVII o estudo de tais fatos foi adquirindo feição verdadeiramente científica. GODOFREDO ACHENWAL batizou a nova ciência ou método com o nome de Estatística, determinando o seu objetivo e suas relações com as ciências.
As tabelas tornaram-se mais completas, surgiram às representações gráficas e o cálculo das probabilidades, e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo (população), partindo da observação de partes desse todo (amostras).
Na atualidade, os estudos estatísticos têm avançado rapidamente e, com seus processos e técnicas, têm contribuído para a organização dos negócios e recursos do mundo moderno.
Método Experimental e Estatístico
Dos métodos científicos, vamos destacar os métodos experimental e estatístico:
O método experimental consiste em manter constantes todas as causas ou fatores, menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam.
O método estatístico, diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas essas causas em constante mutação, registrando as variações e procurando determinar que influências cabem a cada uma delas no resultado final.
A Estatística
A Estatística é