Pedagogia
Título: O Educador e o Educando
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação I, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Michele Caroline Delefrati Barriviera
Tutor(a) de sala:Maria Cláudia Wanderley da Costa Quintão.
Ipatinga
2012
Todos já identificamos que a educação atravessa uma crise. E essa crise não é isolada, mas está envolvida na estrutura da sociedade.
A crise da educação é uma expressão da crise em que a sociedade enfrenta, em relação a família e os valores éticos.
É um estado de desorientação e confusão, sabemos que temos que fazer algo. Encontrar uma solução para essa crise pressupõe mudança de comportamento diante de um período de intensas e constantes transformações provocadas principalmente pela revolução da tecnologia da informação.
Devemos nos questionar se a escola permanecerá da mesma forma mesmo em meio a todas essas informações.
Sabe-se que o mundo passou por uma revolução no que se refere a comunicação e informação: computadores, internet, sala de bate-papo e etc.E assim nós deparamos todos os dias com novidades cada vez mais impressionantes.
Diante das mudanças impostas pelas novas tecnologias a escola precisa ser redesenhada e incluir a linguagem audiovisual e digital em seu espaço, afim de proporcionar aos alunos a oportunidade de organizar e dar sentido aos saberes formais.
As tecnologias tornam a aprendizagem mais interessantes para os alunos.
Atualmente a maioria das falas e escritas na área da pedagogia , tem destacado o papel do professor como mediador entre o aluno e conhecimento socialmente construído. A mediação se transforma na síntese do trabalho do professor ressaltada como contra ponto nas