Sondagen
1.1 – APLICAÇÃO
Sondagem é a investigação do subsolo para o estudo do solo e a obtenção de parâmetros, para subsídio ao projetista e executor em obras de engenharia. Precedem o desenvolvimento de qualquer projeto e podem ser necessárias, no transcorrer da obra, ou posterior a ela.
São aplicadas necessariamente em:
1. Projetos de Edificações;
2. Projetos de Estradas;
3. Projetos de Barragens;
4. Projetos Portuários.
A prospecção do solo e rocha permite conhecer:
* O tipo de terreno (argiloso, arenoso, rochoso)etc. * As camadas constituintes. * A resistência destas camadas. * O nível d’água do lençol Freático.
O prévio conhecimento destas características permitirá definir o tipo de fundação e a cota de implantação.
Em projetos de estradas e barragens as investigações são tão importantes que podem mudar o traçado da estrada e a escolha do eixo da barragem, pela analise do custo beneficio. Mesmo assim é importante lembrar que o custo de uma obra poderá ser efetivamente minimizado, se bem programadas e bem executada a prospecção do terreno.
Em sondagens, fundações e estruturas, importa mais, a qualidade do que os custos. São de difícil recuperação, os insucessos nestas fases.
1.2 – EXCUÇÃO
Qualquer execução de uma obra requer um planejamento prévio dos serviços que vão ser realizados. Como a escolha do tipo de sondagem que vão ser realizadas. Na inspeção ao local da obra devera ser observado o seguinte:
* A natureza do terreno- Como tipo de solo, ocorrência de afloramentos de rocha, presença de blocos e matacões proximidades de rio, etc. * A topografia do terreno- Terreno plano, se brejado ou não, íngreme, (encosta natural ou corte), área de aterro. * Sondagem em terreno firme ou dentro de espelho d’água (lago, rio ou mar).
1.3 - Número de furos definidos por normas, (NBR 8036/1983), especificação ou solicitação do