Organização e modelos de administração
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
Toda organização deve ser ao mesmo tempo eficaz e eficiente. Enquanto a eficiência visa os meios, faz as coisas corretas, resolve problemas, cumpre tarefas e obrigações e treina os trabalhadores. A eficácia visa resultados, faz coisas certas, atinge objetivo, obtém resultados e qualifica melhor os trabalhadores.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ORGANIZAÇÃO
Os princípios básicos da organização são quatro: a divisão de tarefas, sua especialização, a hierarquia e amplitude administrativa.
Para produção a divisão dos trabalhos é muito boa, pois cada um fica na sua especialização. Em relação à hierarquia é necessária, pois tem que haver uma liderança para uma organização funcionar bem, e quanto mais uma empresa cresce a exigência é maior em relação ao controle dos empregados.
CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESENTRALIZAÇÃO
A centralização e descentralização estão ligadas à hierarquia. Na centralização as decisões vêm diretamente de cima, enquanto na descentralização pode vir de vários níveis a baixo. Temos vantagens e desvantagens com essas organizações, às vantagens é que as decisões são tomadas pelos administradores, com melhor visão e preparo, visando os objetivos gerais sem esforços, principalmente para compra e tesouraria. As desvantagens é que quando a decisão vem diretamente de cima não condiz com a realidade dos fatos, por estar longe das pessoas envolvidas, a comunicação é demorada, pois passam por vários intermediários e ai pode causar distorções e erros.
A descentralização visa utilizar melhor os recursos humanos na tomada de decisões, com soluções mais rápidas com maior participação que motiva mais os trabalhadores, e proporciona ótimo treinamento para os administradores médios.
O que é negativo na descentralização, é a desinformação e coordenação entre os departamentos, que podem desenvolver políticas deferentes, na defesa dos objetivos do departamento e o aumento de custo pelo treinamento e seleção dos