Estatística
Qualquer coleção consistente de dados numéricos, reunidos com a finalidade de fornecer informações acerca de uma atividade qualquer. No singular, indica a atividade humana especializada ou um corpo de técnicas, ou ainda uma metodologia desenvolvida para a coleta, a classificação, a apresentação, a análise e a interpretação de dados quantitativos e a utilização desses dados para a tomada de decisões.
2. Como é dividida a estatística?
A estatística é dividida em Descritiva e Indutiva.
A estatística descritiva é um número sozinho descreve uma característica de um conjunto de dados. Trata-se, portanto, de um número-resumo que possibilita reduzir os dados a proporções mais facilmente interpretáveis. Pode ser interpretada como uma função cujo objetivo é a observação de fenômenos de mesma natureza, a coleta de dados numéricos referentes a esses fenômenos, a organização e a classificação desses dados observados e a sua apresentação através de gráficos e tabelas, além do calculo de coeficientes (estatísticas).
A estatística indutiva ou inferência Estatística é um raciocínio muito mais complexo do que o que preside a Estatística Descritiva. Entretanto, bem compreendida e utilizada, pode converter-se em um instrumento muito importante para o desenvolvimento de uma disciplina científica.
3. Quais são as fases da pesquisa estatística?
As principais fases são definição do problema, planejamento, coleta de dados, apuração dos dados, apresentação dos dados, análise e interpretação de dados.
Definição do problema: considera detidamente o problema objeto do estudo, o analista deverá examinar outros levantamentos realizados no mesmo campo e análogos, uma vez que parte da informação que necessita pode, muitas vezes, ser encontrada nesses últimos. Não havendo estudo semelhante, ele deverá formular o problema com base em sua própria experiência.
Planejamento: nessa fase a preocupação maior reside na escolha das perguntas, bem como sua correta