Redes
1. PRINCÍPIOS BÁSICOS DOS SISTEMAS CELULARES
Os sistemas de comunicação sem fio são formados basicamente por dois usuários – transmissor e receptor, dependendo do sentido em que viaja a informação -, cada um com os seguintes componentes: - Microfone: converte o sinal de voz (de quem quer transmitir a informação) em sinais elétricos; - Alto-falante: converte o sinal elétrico (vindo de quem transmite a informação) em sinal de voz (para o receptor ouvir a mensagem); - Transmissor: envia os sinais gerados pelo microfone para o receptor; - Receptor: recebe e entende os sinais enviados pelo transmissor e os envia ao alto-falante. - Antena: Converte sinais elétricos em ondas de rádio, para enviar a informação pela atmosfera, ou faz a operação contrária para receber essas informações. É a alma da comunicação sem fio, por ser o aparelho capaz de se comunicar sem a necessidade de um contato físico. Ondas de rádio são sinais eletromagnéticos capazes de levar dados de um ponto a outro de forma confiável e rápida.
8.1.1. 1G – PRIMEIRA GERAÇÃO
Toda a comunicação móvel era centralizada, tendo uma baixa capacidade de trafego e um alto custo. O sucesso avançou com a novidade que surgiu, que era realizar chamadas telefônicas longe de casa, em um aparelho sem fio, e em movimento. Era um sistema novo, pouco era falado e a aceitação no mercado foi baixa .
Em tudo que a humanidade se envolvia era feito sem a utilização desse sistema, fazendo pensar que esse sistema não era tão importante, ou que não valesse o custo do investimento.
Nessa primeira geração foram feitos poucos esforços no sentido em implantar esse sistema em outros países.
8.1.2. 2G – SEGUNDA GERAÇÃO
Essa geração cresce no sentido de oferecer o que a primeira geração deixou a desejar. Uma característica que marcou essa geração é o uso da tecnologia digital, em vez da