Resenha crítica o primeiro olhar
A FILOSOFIA EM CONTOS AMAZÔNICOS
SILVA, Luís Carlos Lemos da. O primeiro olhar: a filosofia em contos amazônicos. Curitiba, PR: CRV, 2011. 93p.
Apresentação da obra O livro, O primeiro olhar: A filosofia em contos amazônicos pode ser compreendida através da filosofia, a qual consiste na busca constante de conhecimento e o entendimento do homem e da natureza em sua essência, ou seja, a cada conto é preciso procurar por um entendimento a luz da subjetividade do autor, além de lançar o desfio de interpretação do leitor de acordo com suas experiências de vida.
Detalhamento da obra Para o autor os contos se referem a uma forma de ver o mundo onde cada personagem tem um papel social, e a cada um, uma interpretação. O real e o imaginário se fundem dando origem aos dezesseis contos muito bem descritos pelo o autor.
Os contos são voltados para região amazônica, utilizando uma metodologia mais simplificada, englobando temas que podem ser facilmente distinguidas no momento da leitura: A questão do amor, do conhecimento, do ser humano e da religião. Que de maneira sucinta estimula o leitor a buscar novos conhecimentos, perguntas e informações.
Análise Crítica
A única fonte de conhecimento é a experiência, cujo objeto não é a coisa externa, mas a sua representação. As representações, ou impressões, constituem o dado último do conhecimento humano, o limite contra o qual o homem se choca e no qual deve determinar-se. Só existem as ideias atuais, ou seja, as impressões sensíveis e as suas cópias. A experiência consiste numa série de impressões e de ideias, um fluir de aparências, no qual se resolve a realidade do sujeito que sente e pensa e do objeto sentido e pensado.
Para o autor Filosofar é pensar no mundo a sua volta é dar sentido as coisas mais simples da vida. Na sua essência, Filosofia é a ciência que existiu no passado, existe no presente e existirá no futuro, transformando o ser humano através dos pensamentos e reflexão.
Indicação