Antologia poética
[pic] [pic] [pic]
[pic] [pic] [pic]
Antologia Poética...
NOME: Isadora de Souza N: 18
NOME: Kaique Tavares N: 24 3A
NOME: Harrisson Freitas N: 17
NOME: Matheus Parra N: 32
Introdução
Literatura Moderna
Embora os marcos e mesmo o período utilizado para tal periodização da literatura costumem variar conforme o enfoque, normalmente é considerada a que surge a partir da poesia de Charles Baudelaire, por volta de 1848; com Folhas da relva de Walt Whitman, de 1855, o primeiro livro de poemas em verso livre; posteriormente, com os poemas em prosa do mesmo Baudelaire .
Na prosa narrativa confunde-se com o nascimento do romance moderno, possivelmente a partir da obra de Gustave Flaubert, mais especificamente Bouvard e Pecuchét, livro inacabado do ano de 1881. Surge em oposição às restrições da literatura realista. Caracteriza-se pela introdução de novos elementos estilísticos e por uma radicalização da estrutura narrativa não linear, com o emprego de linhas temporais desconexas, por exemplo.
Literatura moderna no Brasil
No Brasil, considera-se o advento do moderno na literatura a partir da Geração de 1922, do chamado primeiro modernismo. A primeira fase, de 1920 a 1930, foi um período de grande explosão, englobando conceitos como o "desvairismo" de Mário de Andrade, presente em seu livro Paulicéia Desvairada , em 1921, num discurso contra o Parnasianismo e o Simbolismo e a favor de novas formas musicais, mais adequadas aos novos tempos. Outro movimento, surgido em 1925, foi o Pau-brasil, propondo uma literatura autenticamente brasileira, próxima do primitivismo. Em 1926, foi a vez do Movimento Verde-amarelo, que não acolhia uma ruptura com o passado, numa demonstração de conservadorismo. Em 1927, despontou um movimento