Estatística e suas aplicações
Estatística, também conhecida como Ciências Estatísticas é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que nos ajudam a lidar, racionalmente, com situações incertas.
Atualmente existem sistemas de informação que nos ajudam a armazenar e utilizar corretamente os dados obtidos.
A estatística é mais divulgada pela mídia através de pesquisas feitas pelo IBGE. Na pratica ela nos ajuda a definir melhor nossas metas, avaliar nossa performance e identificar nossos pontos fracos para podermos trabalhar em sua melhoria.
Nas empresas a estatística pode ser utilizada na implantação de uma fábrica, na pesquisa de produtos e equipamentos, em teste dos produtos, no controle de qualidade, de estoque, pode estudar o salário dos funcionários, a necessidade de treinamento.
Além disso a estatística pode ser utilizada na área demográfica, em marketing e analise de mercado, na área financeira e bancária, entre outras.
Foram aplicados conceitos básicos do Controle Estatístico do Processo (CEP) em uma indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores visando analisar a qualidade e a capacidade de produção da industria.
No final da aplicação dos conceitos do CEP pode-se concluir que o processo esteve sob controle na maior parte do tempo mas mostrou-se incapaz pois observou-se uma porcentagem significativa de itens defeituosos. O que ajudou á verificar isso foram os gráficos EWMA e CUSUM.
2. Estatística na Administração
Na administração a estatística pode ser utilizada de várias maneiras mas a maneira que mais se destacou até hoje foi com o CEP (Controle Estatístico do Processo) que ajuda para que o processo de uma empresa seja visualizado, avaliado, modificado e melhorado. Nesse caso o processo é avaliado estatisticamente em todas as suas etapas, o que permite que seus dados sejam mais precisos e que a margem de erros seja menor, facilitando a implementação de melhorias no processo.
Podemos usar como exemplo uma fabrica