O que é filosofia
1) - QUAL A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA?
É impossível ao ser humano viver sem se perguntar, em algum momento sobre o sentido da vida. Esses questionamentos estão na origem do pensamento filosófico. Para entender a filosofia é importante saber o significado desta palavra aparentemente tão abstrata, buscando a etimologia : FILO (philía) : amizade e SOFIA (sofhía) : sabedoria, portanto a palavra filosofia originariamente significa “amizade pela sabedoria” ou “amor ao saber”.
A filosofia é importante e necessária, pois por meio da reflexão é possível que se tenha mais de uma dimensão, ou seja, aquela que é dado pelo agir imediato no qual o homem prático se encontra mergulhado. É a filosofia que permite o distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins a que eles se destinam, levantando, consequentemente, o problema dos valores. É a filosofia que reúne o pensamento fragmentado da ciência e o reconstrói na sua unidade. A filosofia impede a estagnação.
2) – QUAL É A ORIGEM DO FILOSOFAR ?
Filosofar envolve, fundamentalmente, uma mudança de postura diante da vida, descartando as explicações que nos foram impostas como verdadeiras e estabelecendo novas regras ao jogo. Passamos a ver o mundo de maneira diferente, com um olhar mais atento e certeiro. Conhecendo além dos aspectos superficiais das coisas, principalmente sua razão de ser, com certeza estaremos mais próximos de uma condição de vida mais livre. De posse dessa condição, podemos lutar pela dignidade humana ou nos tornarmos criaturas passivas, omissas, indiferentes (até isso a liberdade nos permite!) Todas essas possibilidades dependem, em última análise do amor que temos pela vida e do respeito que nutrimos por nós mesmos.
Foi pela “admiração”que os homens começaram a filosofar, tanto no princípio como agora; perplexos, de início, ante as dificuldades óbvias, avançaram pouco a pouco e enunciaram