Estatistica
A estatística é uma ferramenta matemática muito utilizada em vários setores da sociedade, organizando dados de pesquisas e apresentando informações claras e objetivas.
Com a utilização da matemática é que só pode dar base aos estudos estatísticos, pois, os estudos paramétricos e não paramétricos têm como pressupostos básicos e essenciais á matemática (probabilidade) e a aritmética, pois, sem ambas, não há condições de existência da estatística e da econometria. A teoria econômica tem um amplo campo de aplicação das teorias matemáticas em geral, não para se decidir como uma verdade nua e crua, mas, para dar suporte ao fazedor de politicas econômicas e sociais em suas decisões.
A matemática participa como uma estrutura produtiva logica de simbologia econômica dos fatos da realidade, tal como uma estrutura produtiva, determinação do crescimento econômico, o problema de distribuição de renda e a questão da eficiência econômica. Depois dos trabalhos matemáticos entra à estatística, que tem o objetivo de investigar o poder de explicação das equações econômicas, oriundas da matemática, a explicabilidade dos parâmetros de cada regressão, os testes envolvidos na aceitabilidade de cada variável e ate que ponto a regressão explica, ou não os eventos econômicos.
É necessário usar a estatística, porque nas questões econômicas, buscam-se sempre as tabelas, oriundas das observações que são feitas nas pesquisas econômicas, ou não. Das tabelas podem-se investigar as ocorrências de variâncias, de medias, de desvio padrão e dai, podem-se extrair diversas conclusões de suma importância para as decisões econômicas. A estatística é de fundamental significado para a economia de qualquer ideologia, ou de qualquer nação, pois, os resultados econômicos dizem respeito, a um retrato da coisa, tal qual existe no seu ambiente natural. Desta feita, é com a tabela que se consegue ter uma visão mais clara da realidade que se quer estudar, tendo em