estatistica
3º Período – Engenharia de Minas
“QUAIS OS TESTES MAIS UTILIZADOS PARA O CÁLCULO DA PORCENTAGEM DE BRITA UTILIZADA NA PRODUÇÃO DE MASSA ASFÁLTICA DAS VIAS URBANAS?”
Os métodos mais utilizados para análise e cálculo do percentual de brita e agregados usados na confecção de massa asfáltica para uso em vias urbanas são os seguintes: método granulométrico e o método de Marshall.
Utilizando o método granulométrico podemos determinar a porcentagem dos materiais que serão usados para obter uma mistura de agregados a fim de proporcionar uma granulometria fixa contínua e com superfície ideal para sua utilização. Para conduzir essa granulometria, usa-se uma faixa granulométrica que estabelece o diâmetro máximo e o mínimo, visando uma massa asfáltica praticamente impermeável. A distribuição dessa faixa granulométrica garante também características como densidade aparente, compacidade, trabalhidade de mistura e textura. Tendo os resultados granulométricos, tratam-se os dados para que seja aplicado em um método gráfico, para análise. O método gráfico usado é o de Rothfucs, pois possui um processo simples, rápido e dinâmico. Após traçado, obtemos os dados de cada material que será aplicado no cálculo para obtermos a porcentagem de cada material que será empregado na mistura. Então, podemos estabelecer qual a porcentagem do ligante, cimento asfalto de petróleo (CAP), que deverá atender a especificações técnicas estabelecidas inicialmente para determinada utilização. A porcentagem de CAP pode ser cerca de 5% para 100% da mistura dos agregados, recalculando os novos percentuais para determinar os traços que, enfim, serão usados para a confecção da mistura betuminosa.
O método de dosagem Marshall, é utilizado para a dosagem dos agregados para o preparo da massa asfáltica. É um método que utiliza de impactos mecânicos, para a compressão dos agregados e que é necessária uma compactação de 50