Estatistica
Muitas pessoas imaginam que estatística se resume em apenas apresentar tabelas e números em colunas esportivas ou econômicas de jornais e revistas,ilustradas com gráficos ,pilhas de moedas etc.
A Estatística não se limita somente a compilar tabelas e dados e os ilustrar graficamente a estatística descritiva fornece resumos simples sobre a amostra e sobre as observações que foram feitas. Tal resumo pode ser quantitativo ou visual. Esses resumos tanto podem formar a base da descrição inicial dos dados, como parte de uma análise estatística mais extensa, ou eles podem ser suficientes por si mesmos.
Algumas medidas que são normalmente usadas para descrever um conjunto de dados são medidas de tendência central e medidas de variabilidade ou dispersão. Medidas de tendência central incluem média,mediana e moda. Medidas de variabilidade incluem desvio padrão variância, o valor máximo e mínimo, obliqüidade e curtose.
A Estatística descritiva fornece resumos simples sobre a amostra e sobre as observações que foram feitas. Tal resumo pode ser quantitativo ou visual. Esses resumos tanto podem formar a base da descrição inicial dos dados, como parte de uma análise estatística mais extensa, ou eles podem ser suficientes por si mesmos.
Por exemplo, a porcentagem de arremessos no basquetebol é uma descrição estatística que resume a desempenho de um jogador ou time. Esse número é a quantidade de arremessos bem sucedidos dividido pelo o número de arremessos. Por exemplo, um jogador que consegue porcentagem de 33% faz aproximadamente um arremesso bem sucedido em cada três arremessos. A porcentagem descreve ou resume múltiplos eventos discretos. Considere também a média da nota escola. Esse número descreve a desempenho geral de um estudante em um curso.
O uso de descrição e resumo estatísticos tem uma história intensiva e, de fato, a simples tabulação de populações e dados econômicos foi a primeira forma em que a estatística apareceu. Mais