materia de cnc
José Martiniano de Alencar nasceu em Fortaleza, no bairro Messejana, 1 de maio de 1829.sua morte Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877.foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro. Formou-se em Direito, iniciando-se na atividade literária no Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro. Foi casado com Ana Cochrane. Era filho do senador José Martiniano Pereira de Alencar, irmão do diplomata Leonel Martiniano de Alencar.
2.) José de Alencar retrata uma sociedade elegante marcada pela ascensão da burguesia carioca. Isso fica expresso nos três romances mais conhecidos dessa fase. Quais são esses romances?
Lucíola (1862) ,Diva (1864),Senhora (1875).
3.) O romance “Senhora” de José de Alencar é caracterizado pelas características urbanas e sociais. Quais as características principais dos romances urbanos e sociais?
R: Na narrativa, o autor mostra a hipocrisia da sociedade fluminense durante o Segundo Império. Através do romance entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas, ele leva o leitor a refletir a respeito da influência do dinheiro nas relações amorosas.
4.) O tema central, proposta no romance Senhora, de José de Alencar, é a do casamento. Como José de Alencar apresenta o “casamento”?
R: Através do romance entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas, ele leva o leitor a refletir a respeito da influência do dinheiro nas relações amorosas.
5.) Qual é a concepção de amor proposta no romance “Senhora” de José de Alencar? R: A concepção que dinheiro veio em primeiro plano mais com o passar do tempo a historia leva crer que o dinheiro não.
6.) Como é dividida a obra de José de Alencar?
R: A viuvinha (1860), Lucíola (1862), Senhora (1875).
7.) No romance indianista de José de Alencar, o índio é visto em três etapas diferentes. Explique cada uma delas.
R: antes de ter contato com o branco, em Ubirajara; um branco convivendo no meio indígena,