Estatistica
As Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standard - IAS), atualmente conhecidas como normas IFRS (International Financial Reporting Standard) são um conjunto de pronucniamentos de contabilidade publicados e revisados pelo IASB (International Accounting Standars Board).
O objetivo principal dessas demonstrações financeiras em IFRS é dar informações sobre a posição financeira, as mudanças nessa posição e os resultados de determinada entidade, que sejam úteis aos investidores, governos, instituições financeiras no momento da tomada de decisão. As normas IFRS foram adotadas pelos países da União Européia a partir do final de 2005 com o objetivo de harmonizar as demonstrações financeiras consolidadas. Como o resultado foi além do esperado, a medida foi aceita pela comunidade financeira. E atualmente, diversos países têm intensificado o trabalho para a convergência das normas contábeis, inclusive no Brasil, que inicia o processo a partir de 2010. E diante de todos esses fatos, iniciamos nossa pesquisa dentro desse tema. Por ser um assunto de grande repercussão dentro do Mercado Financeiro do país. Diante de tantas mudanças, resolvemos ouvir a opinião dos próprios executores de todo o trabalho. Qual a dificuldade encontrada na rotina, as repercussões, os impactos e suas avaliações diante de tal mudança.
Em nossa pesquisa utilizamos a técnica de amostragem, método não probabilístico e amostragem intencional. Os entrevistados foram os funcionários da Contabilidade santos, contabilizando vinte e um representantes. A pergunta tema foi “O que você acha da implementação da IFRS?”.
Impactos na empresa
Número de funcionários
% de funcionários
Ativos Diferidos
7
33,3
Arrendamento
Mercantil
5
23,8
Correção Monetária
9
42,9
Total
21
100,0
Fonte: Contabilidade Santos.
Tabela. Impactos na empresa na implementação da IFRS.
O impacto na empresa que apareceu mais