Revisão de Sistemas Digitais
Cramming More Components onto Integrated Circuits: Artigo original de Gordon Moore (1965).
Lei de Moore: estamos presenciando uma lentidão na evolução das CPUs?
O verdadeiro sentido da lei de Moore
Responda às seguintes questões:
A figura na página 2 do primeiro artigo contém um gráfico relativo ao custo de manufatura por componente contra o número de componentes por circuito integrado. Por que os chip tem custos ineficiente por componentes para ambas situações: número muito pequeno e número muito grande por chip?
Um dos problemas potenciais que aparecem com a Lei de Moore é o aquecimento. Você concorda com as conclusões de Moore? Justifique ou refute as conclusões de Gordon Moore.
a Lei de Moore dita que o número de transistores em um chip tende a dobrar. Não é possível concordar com Moore, pois conforme dados do artigo investir em CPUs individuais com clocks cada vez maiores estava se mostrando um processo pouco eficiente e bastante propenso ao superaquecimento e a eficiencia dos aplicativos diminui pela metade a cada 18 meses. Além do fato de que com o aumento da velocidade aumenta o consumo de energia e a dissipação de calor o que leva a Lei de Moore a ser um fator prejudicial a evolução dos computadores.
Um equívoco frequente em relação à lei de Moore é quando se afirma que a velocidade dos computadores aumenta exponencialmente, quando na verdade não é o que Moore conclui no seu artigo. Explique o que exatamente diz a Lei de Moore baseado neste artigo.
Compare o que dizem os outros dois artigos (em português). Quem tem razão? Por quê? Há outras tecnologias que podem vir a substituir o silício, e neste caso, prorrogar a validade da Lei de Moore (ou mesmo acelerá-la)?
A Lei de Moore diz neste artigo que mesmo estando em crise o mundo tecnologico não deve parar de evoluir. Já o 2º artigo trata que a lei de Moore tem se mantido