Aparelho de mamografia e desintometria ossea
Disciplina: Anatomia Radiológica
Professora: Alissandra
Curso: Tecnologia Em Radiologia
2ª Período / 2011
Aparelho de Mamografia e Densitometria Óssea Dyone Oliveira dos Santos
Teresina- pi
2011
Introdução
A mamografia é o exame das mamas realizado com baixa dose de raios x. É utilizado de forma preventiva para o Câncer de mama e também como método diagnóstico, quando já há a suspeita da existência de uma anomalia. O exame de mamografia é obtido através de um aparelho chamado mamógrafo. A Densitometria Óssea estabeleceu-se como o método mais moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssea e comparado com padrões para idade e sexo.
Aparelho de Mamografia e Densitometria Óssea
A MAMOGRAFIA DIGITAL:
Mantendo o princípio geral da obtenção da imagem por meio do feixe de Raios-X, a mamografia digital altera substancialmente os elementos restantes da mamografia convencional.
Sua diferença fundamental consiste na substituição do sistema filme/écran por um detector digital. O detector atua diretamente no controle dos parâmetros radiográficos, proporcionando rapidez, simplicidade e qualidade absolutamente constantes, representando um avanço em relação à mamografia analógica. –
Mamografia Analógica - Sistema filme/écran
Mamografia Digital – Detector
A ampliação da escala de tons de cinza da mamografia digital exibe melhor a presença de nódulo com densidade radiolucente localizado na junção dos quadrantes laterais da mama esquerda, em relação à imagem analógica.
Tais características tornam o detector digital mais eficiente na absorção dos Raios-X do que o receptor convencional; mais eficaz do que o sistema filme/écran na conversão dos Raios-X absorvidos em luz e, conseqüentemente, gerando imagem com menor ruído do que o sistema analógico.
Etapas da