Almir
1 : Os arquivos são constituído de informações logicamente relacionados, podendo representar programas ou dados, ou melhor, é um conjunto de registros definidos pelo sistema de arquivos.
Um arquivo pode ser identificado por um nome, com formato e extensão máxima variando conforme o sistema operacional
2 : A organização dos arquivos consiste no modo como os dados estão internamente armazenados, podendo, sua estrutura, variar em função do tipo de informação contida no arquivo.
A forma mais simples de organização é através de uma seqüência não estruturadas de bytes. A aplicação deve definir toda a organização, com vantagem da flexibilidade, porém de inteira responsabilidade da aplicação.
Alguns Sistemas Operacionais estabelecem diferentes organizações de arquivos e cada arquivo deve seguir a um modelo suportado.
As organizações mais conhecidas e implementadas são a seqüencial, relativa e indexada
3 : No método de acesso seqüencial os registros são todos percorridos desde o início até que se encontre o registro desejado e a gravação de novos registros só é possível no final do arquivo (Exemplo: Fita magnética). No acesso direto um determinado registro em qualquer posição do arquivo pode ser acessado diretamente através de número de registro que é a sua posição relativa ao início do arquivo. Já no acesso indexado existe uma tabela auxiliar (índice) que contém as localizações dos registros no arquivo principal, ou seja, quando a aplicação deseja acessar um registro, deverá ser especificada uma chave através da qual o sistema pesquisará, na área de índice, o ponteiro correspondente, a partir disso, acessando diretamente o arquivo.4: Realizadas através de System Calls, que fornecem uma interface simples e uniforme entre a aplicação e os diversos dispositivos, permitindo leitura/gravação, criação/eliminação de arquivos
5: Nível Único:
Organização mais simples de uma estrutura de diretórios.
Existe apenas um único diretório