Ciclo PDCA
Introdução
O ciclo PDCA é um método amplamente aplicado para o controle de qualidade e simplificação das atividades de uma organização, encontrando suas falhas e montando uma ordem de providências a serem tomadas para solução das mesmas. Especialmente utilizado em relação às melhorias, possibilitando a padronização nas informações do controle de qualidade, e a menor probabilidade de erros ao tornar as informações mais compreensíveis.
O PDCA foi criado na década de 20 por Walter A. Shewart, mas foi William Edward Deming quem disseminou seu uso no mundo todo. Por isso, a partir da década de 50, o ciclo PDCA passou a ser conhecido como “Ciclo Deming”.
A sigla PDCA (do inglês Plan, Do, Check, Act) significa respectivamente “Planejar”, “Desenvolver”, “Controlar” e “Agir”, que são as quatro medidas a serem tomadas desde o momento em que se encontra um problema, até que este tenha sido solucionado, e assim por diante com uma contínua melhoria.
P = Plan: Estabelecer metas e identificar os elementos causadores do problema que impede o alcance das metas esperadas, bem como identificar as suas possíveis causas.
D = Do: Realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação.
C = Check: Monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar processos e resultados, confrontando-os com os objetivos.
A = Act: Nesta etapa é preciso tomar as providências estipuladas nas avaliações e relatórios sobre os processos, visando sempre a correção máxima de falhas e o aprimoramento dos processos da empresa.
Problematização
Em uma determinada empresa de manutenção de máquinas e instalações industriais, foi encontrado um problema quanto à produção e qualidade das instalações da mesma. Após isso, administradores resolveram montar um plano de controle para resolver este problema, e assim obter total qualidade encontrada em