galp
Origem da Economia
A economia está ligada às decisões que as pessoas tomam todos os dias. Cada pessoa depende dos outros (do funcionamento da economia) para a alimentação, vestuário, etc. Foi a compreensão desta ideia que deu origem à teoria económica. A Economia é uma ciência
Os problemas da vida das pessoas podem ser tratados de diversas formas, vamos debruçar-nos apenas na abordagem científica. A ciência ou a Teoria económica exigem conhecimento rigoroso e sistemático.
A teoria baseia-se em poucos princípios, muito simples e de aplicação geral, e a aplicação destes princípios a cada caso exige um estudo detalhado da situação concreta.
A Economia é uma ciência social
O objeto da ciência económica é o próprio ser humano. Deve-se distinguir entre ciência e doutrina. A doutrina envolve ética e julgamentos particulares, que são diferentes de pessoa para pessoa. A ciência descreve factos e estuda relações de forma rigorosa e sistemática. A aprendizagem da economia proporciona um modo de pensar mais do que o conhecimento de uma coleção de factos económicos e sociais.
Um dos aspetos centrais no modo de pensar de um economista é a distinção entre afirmações positivas (fundamentam-se em factos e podem ser testadas empiricamente) e afirmações normativas (dizem respeito ao que as pessoas julgam que deve ser, sustentam-se em juízos de valor).
Muitas das diferenças de opinião entre os economistas radica em juízos de valor diferenciados. Importante é também o papel da teoria e, em particular, o uso de modelos económicos que permitem apreender de forma simplificada, fenómenos complexos.
Definição de Economia A economia é o estudo de como as sociedades usam recursos escassos para produzir bens valiosos e distribui-los entre diferentes grupos, é o estudo da forma como se usam recursos escassos para satisfazer necessidades humanas ilimitadas.
Conceitos na definição de Economia
Estudo do comportamento dos