Galp
A Galp Energia está comprometida e rege-se por elevados padrões éticos que contemplam os princípios da transparência e do combate à corrupção. Para materializar este compromisso, a empresa tem desenvolvido e implementado diversas ferramentas de controlo e monitorização, nomeadamente procedimentos e normas internas, adesões a iniciativas internacionais e criação de comités, como o comité de sustentabilidade. Este procedimento visa promover uma cultura ética e de responsabilidade, bem como prevenir ou impedir práticas incorretas ou ilícitas.
A empresa assume a sua responsabilidade do respeito pelos direitos humanos, junto das comunidades onde opera. Neste contexto, em 2013, a empresa definiu uma política corporativa para a salvaguarda dos direitos humanos em todas as suas geografias. Esta política encontra-se alinhada com os ‘’standards’’ internacionalmente reconhecidos, nomeadamente nos Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, na Declaração Universal dos Direitos do Homem das Nações Unidas e na Organização Internacional do Trabalho.
Para além do respeito pelos direitos humanos, a empresa garante o desenvolvimento das competências dos seus colaboradores e a sua evolução profissional, de maneira a concretizar os objetivos da estratégia empresarial. Para isso, tem vindo a adquirir vários sistemas de gestão de desempenho, como por exemplo, a avaliação do desempenho dos seus colaboradores.
A segurança e saúde no trabalho é outro dos temas que requer preocupação por parte da empresa. Desde 2009 que a Galp Energia faz parte do grupo de empresas europeias que começou a reportar os eventos de segurança de processo à CON CAWE. Os bons resultados obtidos, como podemos ver nas tabelas a seguir apresentadas