Fichamento
“O Quinto centenário da primeira viagem do navegador genovês Cristóvão Colombo à América suscitou, em todo o mundo, uma série de estudos, novas pesquisas, inúmeros acontecimentos e vários debates.” (Pag.11).
“Uma das principais conclusões dos debates, que permite lançar novo olhar sobre o assunto é: Colombo não descobriu um mundo novo.” (Pag.12).
“A América era um velho mundo, com rica e complexa história de, pelo menos 15 mil anos de existência comprovada e de povos variados.” (Pag.12).
“Pesquisas arqueológicas recentes têm apontado para a possibilidade de que a vida humana no continente americano alcance 40 mil anos de existência; arqueólogos da importância de Niède Guidon (cuja equipe a muitos anos pesquisa sítios arqueológicos no Estado do Piauí) chegam a aventar a hipótese de a vida humana na América situar-se em torno dos 48 mil anos.” (Pag.12).
‘’Nós, os índios da América do Sul “Descobertos” pelo menos europeus naqueles 12 de outubro de 1492, existíamos há milhares de anos e havíamos desenvolvido múltiplas e variadas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais. (CISA 41)”.(Pag.12)
“Como ‘’descobrir” significa “tirar o véu, mostrar, revelar, trazer à luz”, os reis e comerciantes europeus, ao se auto-designarem “descobridores’’ de “novas”’ terras,conseguiram atingir vários objetivos ao mesmo tempo: .inverter a história : ao marcar o inicio,o nascimento , a origem ,dos povos encontrados partir da chegada deles , europeus , e não a partir da historia interna e tradicional dos nativos;
.mostrar desprezo pelos povos encontrados: ao se recusar a reconhecer-lhes cultura e identidade próprias ,distintas das da Europa;isto,evidentemente,legitimava a empresa da conquista e a imposição da cultura europeia , a única aceita como verdadeira;
.desconhecer os direitos dos povos americanos: ao desconsiderar os legítimos direitos desses povos às terras onde viviam e às riquezas que produziam,