Estatistica
ESTATÍSTICA
Engenharia 1° e 2º Semestre
São José dos Campos/SP 2013
Etapa 1:
1 – Historia breve da estatística;
2 – Conceito;
3 – A estatística nos dias de hoje;
4 – A estatística no nosso meio profissional.
1 - Historia breve da estatística
As primeiras aplicações da estatística estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos à administração pública. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.
Seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII com o desenvolvimento da teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu com o estudo dos jogos de azar. O método dos mínimos quadrados foi descrito pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss cerca de 1794. O uso de computadores modernos tem permitido a computação de dados estatísticos em larga escala e também tornaram possível novos métodos antes impraticáveis.
2 – Conceito
Uma boa definição de estatística é a de ser um conjunto de métodos especialmente apropriados à coleta, à apresentação (organização, resumo e descrição), à análise e à interpretação de dados de observação, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada da decisão.
Mais precisamente a estatística se preocupa com:
A coleta, a organização, a sintetização e a apresentação de dados.
A medição da variação nos dados e levantamento de dados
A estimativa dos parâmetros da população e a determinação da precisão das estimativas
A aplicação dos testes de hipótese em relação aos parâmetros;
A análise da relação entre duas ou mais variáveis.
A estatística trabalha com dois conjuntos de dados: o universo e a amostra. Apesar de a estatística se preocupar em obter informações sobre a população,