neuro
Atualmente além dos estressadores físicos existe também fatores psicológicos como novidade ou problema social, dentre essas ultimas alterações está á liberação de Glicocorticoides (GC) pela supra-renal, como consequência a ativação do eixo hipotálamo -adrenal (HPA). Os GCs servem preparar o organismo para desafios fisiológicos ou ambientais e são importantes para a consolidação da resposta ao estresse.
O estresse em 60% dos casos é procedido pela principal origem psicossocial. Os pacientes deprimidos á atividade do controle HPA parece estar comprometida, eles podem apresentar níveis elevados de cortisol e não responderam ao teste de supressão como corticosteroide sintético dexametasona.
Hipocampo e o estresse
O hipocampo além de está relacionado com a memória e com os processos cognitivos, ele também está relacionado com ao resultado de estresse, pois é responsável por ativar os estressores e participa do processo dessa informação. Sendo assim ele também acaba sendo alvo dos efeitos nocivos do estresse, destruindo novas células nervosas e possivelmente contribui para a depressão.
A glândula hipófise, que se encontra na parte frontal do cérebro, eliminado hormônios que ativa as glândulas supra-renais – na parte superior dos rins -, que por sua vez liberam o cortisol, indo para a corrente sanguínea. Se esta substância for excessiva, pode provocar a eliminação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo, é assim que o estresse se relaciona com a queda da imunidade na nossa constituição orgânica, causando inúmeras doenças.·. Estresse e Depressão
Atualmente além dos estressadores físicos existe também fatores psicológicos como novidade ou problema social, dentre essas ultimas alterações está á liberação de Glicocorticoides (GC) pela supra-renal, como consequência a ativação do eixo hipotálamo -adrenal (HPA). Os GCs servem preparar o organismo para desafios fisiológicos ou ambientais e são importantes para a consolidação da