Estatistica
O DO constitui um processo que leva anos para mudar uma organização e que pode continuar indefinidamente. É um processo que segue oito etapas segundo Kotter:
1. Decisão da direção da empresa de utilizar o DO,e escolher um consultor externo para coordenar o processo.
2. Diagnóstico inicial, é a definição do passo inicial,ou seja ,o modelo de DO adequado,feito pela direção e o consultor externo.
3. Colheita de dados,em que o consultor se reuni com os grupos para colher informações que contribuem para a eficácia da empresa e o que pode ser mudado,para que a empresa opere e funcione.
4. Retroação de dados e confrontação. É a revisão dos dados acima, para localizar problemas e estabelecer prioridades de mudança.
5. Planejamento de ação e solução de problemas.Os grupos usam os dados para verificar as mudanças necessárias para resolver os problemas da organização.
6. Desenvolvimento de equipes.O consultor desenvolve equipes para que cada um deles examine como os participantes trabalham juntos e como os grupos interagem entre si.Os gerentes e seus subordinados passam a trabalhar em equipes.
7. Desenvolvimento intergrupal.São reuniões entre grupos para alcançar melhor relacionamentos intergrupal.
8. Avaliação e acompanhamento. O consultor avalia os resultados das mudanças e acompanha a empresa por meio de retroação de dados.
Os oitos etapas em resumo:
1. Colheita de dados.
a. Decisão de utilizar o DO.
b. Diagnóstico inicial.
c. Colheita de dados.
d. Retroação de dados e confrontação.
2. Diagnóstico Organizacional.
a. Identificação dos problemas e conflitos.
b. Planejamento da ação e solução de problemas.
3. Ação de intervenção.
a. Desenvolvimento de equipes.
b. Desenvolvimento intergrupal.
c. Avaliação e acompanhamento.
O Processo e DO em uma base continua TECNICAS DE DO
As técnicas de DO são utilizadas para fazer